Segundo o National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases (EUA), até 75% dos homens e mulheres tiveram ou vão ter o problema ao menos uma vez na vida. Por isso, o Dr. Alexandre Amorim da QualiMedi Saúde considera importante a população ter conhecimento dos sintomas desagradáveis que a hemorroida pode causar para iniciar o tratamento o quanto antes.
“A hemorroida é caracterizada pela inflamação ou dilatação das veias ao redor do ânus ou do reto. Podem ser internas ou externas”, informa o Dr. que lista os sintomas que essas inflamações, principalmente quando externas, causam dependendo do grau que estão.
Amorim alerta que o sangramento é o principal sintoma e ao perceber é recomendável procurar o médico imediatamente. “Se for confirmado a existência da hemorroida o tratamento pode ser feito com pomadas, supositórios, injeções ou cirurgia. Por isso, o diagnóstico precoce é tão importante, quanto mais avançado, mais agressivo o tratamento”, finaliza o cirurgião geral.
De acordo com o médico existem alguns fatores de risco que aumentam a possibilidade do surgimento da hemorroida, são eles: “Obesidade; idade avançada (geralmente acima dos 50 anos); prática de sexo anal; gravidez; Obstipação intestinal (prisão de ventre, fezes pouco frequentes) e histórico familiar”.
Quer receber informações sobre várias questões de saúde? Cadastre-se aqui