Dezembro Laranja: sinais do câncer de pele

Anualmente são diagnosticados 180 mil casos novos de câncer de pele no Brasil

4 de dezembro de 2019

De acordo com o (INCA) Instituto Nacional do Câncer. O objetivo da campanha Dezembro Laranja é conscientizar a população sobre a prevenção desde a infância e alertar sobre os sinais da doença para diagnóstico e tratamento precoces. A campanha é promovida desde 1999 pela (SBD) Sociedade Brasileira de Dermatologia.

A Dra. Priscila Pavezzi dermatologista da QualiMedi afirma que os sinais do câncer de pele mudam de acordo com o tipo do câncer. No geral os sinais são:

  • Pequena ferida ou nódulo na pele, de cor branca, avermelhada ou rosa, que pode causar coceira;
  • Ferida ou nódulo na pele, que cresce rápido e forma uma casquinha, acompanhada de secreção e coceira;
  • Ferida que não sara e que sangra durante várias semanas;
  • Verruga que cresce;
  • Se o sinal, pinta ou mancha tem diferentes cores, como preto, marrom e vermelho;
  • Lesões assimétricas: se a metade da lesão observada for diferente da outra, pode ser indicativo de câncer;
  • Borda irregular: quando o contorno do sinal, pinta ou mancha não é liso;
  • Pinta ou sinal que apresente crescimento progressivo. 


Segundo a dermatologista o indicado é o que o paciente observe sempre sua pele, inclusive as costas, atrás das orelhas, cabeça e também a planta dos pés. Devem ser procuradas manchas, sinais ou pintas irregulares, que mudam de tamanho, forma ou cor, ou por feridas que não cicatrizam há mais de um mês. “Observando qualquer alteração marque sua consulta com o dermatologista”. 
As medidas fotoprotetoras estão entre as recomendações básicas da SBD para evitar o câncer de pele. “É bom evitar os horários que o sol está mais forte (das 9h às 15h); utilizar chapéus, óculos de sol com proteção UV; roupas que cubram o corpo e manter uma boa hidratação corporal”, lembra a Dra. que reforça sobre a necessidade do protetor solar diariamente, “O protetor solar diário deve ter um fator de proteção de no mínimo 30 e tem que ser reaplicado a intervalos de duas a três horas, ou após longos períodos de imersão na água”. 

Quer saber se você está se protegendo direito do câncer de pele? Responda ao Quiz da campanha Dezembro Laranja 

Cadastra-se e receba outros conteúdos que te ajudam a cuidar da sua saúde! 

contato

Estamos localizados no centro médico de Londrina, próximo ao PA da Unimed, possuímos estacionamento próprio e acessibilidade.
Formulário de contato
© Copyright 2020- QualimediSaúde - All Rights Reserved
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram